sábado, março 31, 2012

Incêndio nos pinhais de Óis da Ribeira

Duas imagens do incêndio da noite de 30 
para 31 de Março de 2012 (clicar, para ampliar)
Recado da família: esta noite houve fogo lá para cima, no mato! E onde? Olha, lá para os lados das quintas, no baldio da Junta. E onde são as quintas? Então não sabes, depois dos adouros. E lá sei eu onde são os adouros, Ah, pois, vais pelo caminho fundo, segues em frente e vais dar à variante para Espinhel, então passas pelo sítio do fogo, nos baldios. E como é que foi isso do fogo? Olha, um dos moradores das últimas casas para Espinhel que deu por ela, por volta da uma hora, ou hora e meia, deu pelas chamas e lançou o alerta, vieram os bombeiros de Águeda. E como é que começou o fogo? Não sei, dizem que foi posto, devem ter despejado gasolina e lançado fogo. Também houve outro na Piedade. Mas afinal onde fica esse baldio? Oh pá, vais pela estrada de Espinhel e cortas à direita, uns 100 metros depois da última casa, vais por aí fora e logo vê. Não quer ir comigo? Olha, tá bem, vamos lá ver.
Aí estão duas fotos tiradas estar tarde, do fogo no baldio da Junta.

sexta-feira, março 30, 2012

Arcor no campeonato nacional de fundo de canoagem







A ARCOR foi 10ª. classificada do campeonato nacional de fundo de canoagem, que se disputou em Melres. Arménio José foi terceiro classificado em C1 cadetes.
O clube ribeirense somou 687 pontos e o Náutico de Ponte de Lima voltou a vencer a prova, com 3004 pontos - seguido do Gemeses (2 128) e do Crestuma (1923). O GICA, de Águeda, foi 40º. classificado (zero pontos) e o Búzios, o último, em 45º. lugar (-60).
Classificações individuais dos atletas da ARCOR:
- K1 iniciados: João Framegas (19º.) e Miguel Soares (25º.).
- K1 iniciadas: Luciana Pires (13ª. classificada).
- K1 infantis: Mariana Fernandes (19ª.).
- K1 cadetes:  Adriano Coelho (34º.) e Leandro Melo (46º.).
- K1 cadetes femininos: Mariana Pires (14ª.).
- K1 juniores: Alexandre Pires (32º.).
- K1 juniores femininos: Andreia Fernandes (16ª.).
- K1 seniores: André Santos (36º.).
- C1 cadetes: Arménio José (3º.).
- C1 juniores: Amílcar Pina (7º.)
- C1 seniores: Fábio Lopes (4º.) e Tiago Tavares (5º.).
Valery Shuftakin e Volodymir Perekhodov, da ARCOR, foram segundo e terceiro classificados de K1, em veteranos. A ARCOR foi sétima, por equipas.
O Marecos é o  campeão nacional, com 665 pontos, seguido do Prado (527) e do  Vilacondens
e (478). O GICA, de Águeda, foi 24º. classificado (zero pontos) e o Montemor o último, com 40 (32º. lugar).

DAQUI

quinta-feira, março 29, 2012

Feira do Livro da ARCOR

A Arcor vai organizar a primeira edição da  Feira do Livro, marcada para de 2 a 7 de Abril de 2012. É uma iniciativa interessante e por isso a divulgamos com prazer. 
Os horários de visita são os seguintes:
- Dias 2 a 5 de Abril, segunda a sexta-feira-santa: das 9 às 19 horas.
- Dia 6 de Abril, sábado de Aleluia: das 9 às 13 horas (julgamos que seria melhor o horário da tarde).
- Dia 7 de Abril, domingo: das 9 às 16 horas.

quarta-feira, março 28, 2012

Assalto, roubo e agressão em Óis da Ribeira

O jornal Correio da Manhã dá conta, na edição de hoje, de um assalto à oficina de pintura de Dinis Santos, na Rua António Berna. Os assaltantes, com idades entre os 18 e os 20 anos, agrediram a mulher, Maria Ascensão Brenha, de 56 anos, atiraram-na contra o cofre, obrigaram a que o abrisse e roubaram dinheiro, objectos de ouro e um computador portátil. 
A notícia pode ser lida AQUI

terça-feira, março 27, 2012

As reuniões da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira

A revista da Junta de Freguesia tem realmente belíssimas curiosidades e uma delas, que de lá copio, tem a ver com a realização das reuniões da Junta na Igreja. A 31 de Março de 1957 (fazem-se 55 anos no próximo sábado), monsenhor José Bernardino «deu autorização para que, de hoje àvante, fossem efectuadas as sessões desta Junta na sala de sessões da Irmandade das Almas».
Na verdade, ainda segundo a revista, já funcionara numa dependência da Igreja, pelo menos até 1912.
Figura comum a estes dois acontecimentos, segundo a revista, é o padre (depois monsenhor) José Bernardino Santos Silva, que a 30 de Outubro de 1910 participou na primeira reunião da Junta (que passou a chamar-se Junta Paroquial Republicana) depois da implantação da República, tendo-se recusado a assinar a acta.
O d´Ois Por Três aconselha os ribeirenses a ler a revista, pois é muito interessante e foi distribuída em todas as casas (tanto quanto se sabe).

segunda-feira, março 26, 2012

Os bens da Igreja de Óis da Ribeira

A revista da Junta de Freguesia, editada por altura da inauguração da sede (em 2009), dá nota que há 100 anos (12 de Abril de 1912) os bens da Igreja de Óis da Ribeira voltaram à sua posse, devolvidos pelo Estado, que os tinha arrolado a 1 de Agosto de 1911.
Foram 94 bens e também a casa da residência, no passal a norte, o cemitério e a capela de Santo António. A Junta paroquial funcionava numa dependência da igreja (foto da época) até à implantação da República - a 5 de Outubro de 1910.
A revista da Junta foi distribuída nas residências de Óis e é realmente um documento muito interessante.
Se calhar, não era desinteressante que estas coisas fossem contadas às crianças das nossa escola. O saber não ocupa lugar e conhecer o nosso passado é ser mais rico.

domingo, março 25, 2012

Manuel Maria Ala de Resende

O d´Óis Por Três não conheceu, nem sequer o estabelecimento, mas evoca hoje Manuel Maria Ala de Resende, que foi comerciante de gabarito ma primeira metade do século XX, vindo de Águeda e aqui casando com uma irmã de monsenhor José Bernardino.
O que ao d´Ois Por Três disseram foi que criou um grande estabelecimento comercial, do género dos actuais supermercados, com café, armazém, mercearia e taberna, que ficava onde agora é o café e loja de Aníbal Saraiva. E que, para se abastecer, por falta de outro meio de transporte (nem ponta havia e muito menos estradas) ia e vinho de barco. Nasceu em 1875 e faleceu em 1943, com 68 anos, e foi pai de José, Armando e Manuel Resende.

sábado, março 24, 2012

Contas da Arcor aprovadas por maioria

A assembleia geral da Arcor aprovou as contas de 2011 por maioria e desta vez com saldo positivo de mais de 380 euros - ao contrário dos últimos anos, cuja gestão foi deficitária. 
 As de 2010, por exemplo, apresentaram 799 300,6 euros de receita, enquanto as despesas totais foram de 823 556,69 - o que resultou em saldo negativo de 24 256,02 - no entanto inferior ao de 2009 (28 803,69). 
O relatório do conselho fiscal referia então ser “necessário proceder a um “emagrecimento” das despesas, especialmente nos consumos e pessoal, que mais uma vez dispararam de forma pouco adequada ao aumento de receitas”.
E foi o que aparentemente aconteceu, para a reviravolta nas contas, que tiveram corte nas despesas para compensar a diminuição das receitas.
A reunião foi pouco participada, apenas 17 associados, tendo 2 deles abandonado os trabalhos.
O d´Óis Por Três frisa o facto de as contas voltarem a ser positivas, o que confirma que é possível gerir sem o trauma dos prejuízos, apesar da crise que avassala todo o país.

sexta-feira, março 23, 2012

O Pólo Educativo Pateira Nascente visto por um cartoonista



Não achámos nada melhor que este cartoon sobre a «crise» do Pólo Educativo da Pateira Nascente, que era para não ser e foi e já não é, não se sabe se vai ser, mas o d´Óis Por Três acha que não, quem sabe, vamos lá a ver, mas parece que há falta de vontade política, seja lá o que isso for.
DAQUI

quinta-feira, março 22, 2012

Rastreio auditivo gratuito em Óis da Ribeira

Quinta-feira, dias 20 de Março de 2012, é dia para rastreio auditivo gratuito em Óis da Ribeira, na Junta de Freguesia e em colaboração com a Polisaúde. Se é gratuito, não custa nada, pelo que os ribeirenses bem podem aproveitar para testar a sua capacidade de ouvir. 
A partir das 10 horas da manhã. 
Às vezes não parece, mas estamos em perda de faculdades. E isso não acontece só com os mais velhos, também com os jovens, até com crianças ou bebés. Portanto, é não perder a oportunidade. 

quarta-feira, março 21, 2012

Corrida de motas nas ruas de Óis da Ribeira

A tarde de sábado, 17 de Março, foi «recheada» de motos em corrida de cross que passou pelas ruas de Ois da Ribeira. Inusitado, no mínimo. 
 As motos subiam a ladeira do Valbom, vindas de Espinhel, pelos caminhos do mato, passavam a rua lateral da Igreja e cortavam no largo para a rua Benjamim Soares de Freitas, até ao largo Centro Social, seguindo para a ponte, onde desciam para o caminho na margem direita do rio Águeda, até Casal de Álvaro. 
 As velocidades dos pilotos eram variadas (mas sempre a acelerar), e a prova condicionou o trânsito durante mais de duas horas, nalguns casos cruzando as motos com automóveis e outras viaturas. E peões. 
A corrida estava seguramente autorizada, oficialmente, até tinha policiamento, mas custa a entender como tal é possível, permitindo esta «loucura» de velocidades de motos de cross na malha urbana da aldeia. Já não falando do estado em que deixaram os caminhos rurais e o perigo para os peões, de que são exemplo as crianças da catequese que, no adro, se deixaram atrair pelo som das máquinas.
Notícia e foto DAQUI

terça-feira, março 20, 2012

Arcor na Feira dos Saberes & Sabores de Águeda


A Arcor é uma das IPSS de Águeda que vão participar na Feira dos Saberes & Sabores, que a Bela Vista e a AParqA organizam na Alta Vila, a 31 de Março.
A iniciativa vai decorrer entre as 11 e as 19 horas e a Arcor levará lá alguns dos sabores da gastronomia local, pelo que não será de desperdiçar a oportunidade de lá dar um salto e... almoçar na mesa ribeirense. Ou até apreciar a mesa das outras IPSS que por lá montarão banca. Porque não?!
Simultaneamente, decorrerá uma campanha de recolha de  medula óssea, para a qual a organização pede participação, sugerindo ao público que participe e ajude quem mais precisa. A ocasião, pois, será daquelas em qe se pode ajudar o agradável ao... útil.

segunda-feira, março 19, 2012

Teatro da Arcor em Belazaima do Chão

O Grupo de Teatro Amador da Arcor vai actuar em Belazaima do Chão na noite de 24 de Março, o próximo sábado, com a peça «O Avarento», de Molière. 
O espectáculo está marcado para as 21 horas e vai decorrer no palco do Centro Social daquela freguesia serrana de Águeda - onde o GTA já actuou com a última peça.

domingo, março 18, 2012

A carne do talho de Óis

O almoço ribeirinho de hoje foi uma excelente carne assada no forno, que estava maravilhosa, em tenrura e sabor. Dei o mérito à cozinheira (e como eu conheço bem os talentos dela!), mas foi-me dito que não era assim tanto. Que mais mérito era o do talho, que fornece carne de qualidade. E que talho, perguntei eu? O d´Óis. disseram-me. Bom, fica aqui a minha homenagem, sem disso ter benefício. Nunca entrei no talho, só o conheço da rua e a imagem foi tirada esta tarde. Se for sempre assim, vou ficar cliente.

sábado, março 17, 2012

Mais um blogue em Óis da Ribeira

Alguém do  movimento blogueiro de Óis comentou uma vez (ou mais) que Óis é a terra com mais blogues por metro quadrado. É capaz de ser verdade e entre vivos e mortos devem ser mais de duas dúzias, sem contar com as páginas de facebook.
Há dias, descobrimos um novo: o Pateira Carpfishung Óis da Ribeira». Aqui deixamos o endereço, num da em que a gripalhada nos pôs de molho. Ver AQUI

sexta-feira, março 16, 2012

A (não) extinção da freguesia de Óis da Ribeira

A questão da extinção ou acasalamento de freguesias tem sido muito debatida e a ANAFRE prepara uma grande manifestação nacional em Lisboa, a 31 de Março. Dê lá isso o resultado que der. O d´Óis Por Três confessa que não gostaria de ver Óis da Ribeira anexada.
Mas o assunto vem hoje à baila pelo resultado da sondagem do blogue, na qual 62% dos votantes sugere que os políticos de Óis não fizeram nada. Ora isso não é verdade: fizeram: A Assembleia de Freguesia promoveu uma debate a 28 de Janeiro deste ano, como AQUI se vê. Devemos ser justos e até sublinhar que Óis foi a única freguesia que tal organizou - pelo menos que se saiba.

quinta-feira, março 15, 2012

A nova ponte de Óis da Ribeira

O Diário da República nº. 12, da II Série, de 17 de Janeiro de 2012 publicou o aviso de prorrogação de prazo n.º 42/2012, que tem a ver com a nova ponte de Óis da Ribeira. Especificamente, intervenções nas secções de vazão da ponte do Campo, da ponte de Óis da Ribeira e no canal secundário do rio Águeda “by-pass” em Águeda – ponte do campo e ponte de Óis da Ribeira.
 O objectivo é o melhoramento do controlo de cheias no rio Águeda, que afectam as populações de Óis da Ribeira, Travassô, Espinhel, Águeda e Recardães. 
O projecto contempla a construção das pontes de Óis da Ribeira e do Campo, no prolongamento das pontes já existentes, com o objectivo de aumentar a capacidade de vazão do leito maior do rio Águeda, de modo a melhorar o escoamento em situação de cheia e a integração dessas pontes com a actual rede viária, bem como a compatibilização de todas as redes de infra-estruturas a executar nas novas pontes e nas vias circundantes. 
A nova ponte junto à Ponte de Óis da Ribeira é uma estrutura com uma extensão total de 140 metros, a criar no aterro da margem direita do rio Águeda e destinada a melhorar as condições de escoamento, em situação de cheia. 
As vias a compatibilizar seguem o perfil já existente.  
Ver AQUI

quarta-feira, março 14, 2012

Uma ovelha morta e despejada na pateira

A notícia vem na imprensa de hoje e não deixa de ser razão para repugnarmos o comportamento de algumas pessoas. Ei-la:
«Uma ovelha morta foi despejada, está em decomposição e a lesar ambientalmente a pateira. O animal está no canal que, do bico da mota, em Ois da Ribeira, parte para a zona de Requeixo - mesmo junto ao caminho que serve os campos e é troço do percurso pedestre da pateira, dali para os gramais. As águas próximas já estão claramente infectadas e, naturalmente, a situação afecta a lagoa. Só gente de poucos escrúpulos cometeria um crime ambiental desta natureza, num espaço lagunar como a pateira - que é ponto turístico de referência, da região e do país».
Há gente miserável! 
Notícia e foto DAQUI

terça-feira, março 13, 2012

As marchas populares de Óis da Ribeira

As marchas populares de Óis da Ribeira começaram há 10 anos! O tempo passa que é um instante e quando  damos por ela passa este tempo todo. O que lembro dessa primeira edição, lançada pela Tuna e seguida pela Arcor, foi de andar o presidente desta e a esposa a convidar ribeirenses para participarem. Muita gente teve dúvidas mas muitas participaram e o nível foi muito elevado, assim como nos anos seguintes.
A vida afastou-me da vida de Óis e voltei a vê-las no ano passado, parecendo-me haver alguma falta de entusiasmo nos grupos que desfilavam. Oxalá estejamos enganados.

segunda-feira, março 12, 2012

Curso de clarinete e música de câmara na Tuna

A Tuna de Óis da Ribeira organizou um curso de clarinete e música de câmara, com o professor Tiago Abrantes, e «toca-se» por aí que foi um êxito. O d´Óis Por Três teve pena, mas não soube que houve um concerto no final, na tarde de ontem. Tínhamos ido ouvir e ver. Mas já  ouvimos no youtube. por mister do vice-presidente Luís Neves.
Quem quiser, veja AQUI

domingo, março 11, 2012

Redes e vidros do polidesportivo da Arcor



O d´Óis Por Três algumas vezes questionou o abandono a que foi votado o polidesportivo da Arcor, nomeadamente apontando as redes rebentadas e os vidros partidos - situação que se arrastou por anos. E não houve exagero nenhum em nenhuma das vezes que aqui falámos disso.
Ontem, na ida a um pinhal para o lado das quintas, fizemos questão de por lá passar e é com gosto que hoje mostramos que a rede foi restaurada e os vidros foram substituídos, o que é de aplaudir. O mesmo direito de crítica é igual a dever de saudar o que é bem feito.

sábado, março 10, 2012

Amentar das Almas em Óis da Ribeira




O d´Óis Por Três lamentou há dias que as tradições populares se andem a perder. E expressamente falámos do Amentar das Almas.
Pois hoje tivemos a grata alegria de saber que este ano voltou a ser realiza por um grupo de ribeirenses.
Apenas sabemos que Porfírio Pires (à direita e de pé, na foto, de casaco vermelho escuro) é um dos organizadores e participantes amentadores d´almas, pelo que, nele e para todos, aqui ficam os nossos parabéns e o desejo de que não percam o entusiasmo. 
Não deixem morrer estas (e outras tradições.

sexta-feira, março 09, 2012

Guerra entre a Câmara de Águeda e a Junta de Óis...

Há uma guerra entre a Câmara de Águeda e a Junta de Freguesia de Óis, por causa dos balneários da pateira. Hoje, a imprensa de Águeda, traz este mimo que aqui reproduzimos, o Região de Águeda e não o jornal do vizinho do presidente da Junta. Pois é, quem quer bons vizinhos, arranja-os. Se forem jornalistas, tanto melhor...
Clique na imagem para 
a ampliar e poder ler

quinta-feira, março 08, 2012

Sondagem e inauguração da ponte de Óis da Ribeira

Já aqui dissemos que as sondagens do d´Óis Por Três são sobre temas aleatórios, embora sempre direccionadas para questões da actualidade ribeirense. Por exemplo, é importante saber-se há quantos anos foi inaugurada a ponte sobre o rio Águeda? Nós julgámos que sim e testámos a data: 25 de Maio de 1952. Há 60 anos, a maioria dos actuais ribeirenses ainda não tinha nascido. Só metade dos participantes na sondagem acertaram escolhendo os 60 anos - em detrimento dos 40 e os 50 também propostos. 
Valeu a sondagem (pouco participada) pelo valor da informação.

quarta-feira, março 07, 2012

O pólo educativo Pateira Nascente, segundo 3 presidentes de Junta

A questão do pólo educativo Pateira Nascente enche uma página da imprensa de Águeda de hoje. O presidente Fernando Pires (Óis da Ribeira) acusa o presidente Gil Nadais (Câmara Municipal de Águeda) de «má escusa e má... fé». Manuel campos, de Espinhel, diz que não o queria em Espinhel e que, como não conseguiu justificar a implantação noutra freguesia, abandonou o projecto». Mário Martins, de Travassô, diz que "a razão invocada é apenas um argumento, não é a razão».
O melhor é clicar na imagem, para ver o que eles dizem, tim-tim-tim. 

terça-feira, março 06, 2012

Arcor estreou «A Rosa do Adro» há 32 anos

O jornal electrónico da Arcor dá conta que, a 8 de Março de 1980, se estreou a peça «A Rosa do Adro», com a comédia «O gabinete do regedor». Já foi há 32 anos e o exercício de hoje é ver a relação dos então membros do grupo de teatro com a associação, passado este tempo. 
O ensaiador Firmino Santos há anos que deixou de ser. Quanto a actores, António Carlos é suplente da direcção, Clara Santos é funcionária e Diamantino Correia presidente da assembleia geral. Quanto aos restantes, quer parecer que nada tem a ver com a Arcor actual. Leonildo Costa foi ensaiador e saiu com comadres zangadas, segundo consta. Danilo Costa, Aurélio Reis, Mário Neves, Isabel Neves e Manuel Capitão não tem nada a ver com a associação, assim como Maria José Duarte de Almeida (perdão, quem é?) e Custódio Ferreira (que está nos Estados Unidos).
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, lá diz o ditado popular.

segunda-feira, março 05, 2012

Assembleia geral ordinária da Arcor

A assembleia geral da Arcor está marcada para 23 de Março, para apreciar e votar as contas da gerência de 2011 - as primeiras do executivo do presidente João Gomes e que naturalmente se aguardam positivas. 
As fronteiras orçamentais estabelecidas, com anunciado e propalado rigor (e alguma coragem, é justo dizê-lo!) certamente que vão dar números e saldos diferentes dos últimos anos. É o que obviamente se deseja.
Os trabalhos desta sessão ordinária estão marcados para as 20 horas, na sede da associação
.

domingo, março 04, 2012

Teatro amador da Arcor da Adrep da Palhaça



O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor apresentou-se ontem no salão da ADREP, na Palhaça, com a comédia «O Avarento», de Moilère.
A obra foi localmente divulgada e a página de facebook da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro fê-lo da maneira que se pode ver aqui.

sexta-feira, março 02, 2012

Dois funerais em dois dias seguidos




O d Óis Por Três não tem por hábito dar notícias obituárias. Não são as mais agradáveis e são sempre dor de alguém. O luto só é notícia, principalmente, para o coração das pessoas, da família, dos amigos, dos mais próximos, de quem partilha os mesmos projectos. 
O d´Óis Por Três não as dá, por opção e por respeito ao luto que amargura a gente em dor. Abre hoje uma excepção, pela singularidade: o funeral, em dias seguidos, de duas mães ribeirenses, ambas viúvas.
Maria Bernardete Pires dos Reis, de 74 anos (foto de cima), vítima de doença prolongada, mãe da professora Maria José e de José Tavares Pires, ausente em França. Lembro vê-la a trabalhar na terra, nas sementeiras e colheitas que lhe governaram a vida. Infelizmente, ela como outras pessoas. são gente que deixamos de ver e até esquecemos. Soube que, desde há alguns anos, estava internada num lar de idosos, onde faleceu.
Maria Gomes dos Reis, de 88 anos, viúva de Emílio Carvalho e mãe de Adérito (que mora em Eirol), Horácio (já falecido), Assilénio, Maria José e Maria Alba (que mora em Requeixo). Também tenho memória da sua labuta agrícola e de, mais recentemente, a ver em repouso e conversa com outros idosos de Óis, no largo do Cruzeiro, nas vezes que por lá passava.
Sentimentos às famílias.

quinta-feira, março 01, 2012

Junta de Freguesia vai ter de devolver dinheiro à Câmara


A Junta de Freguesia de Ois da Ribeira terá de devolver o dinheiro transferido pela Câmara Municipal de Águeda, ao abrigo do protocolo para a construção das obras dos balneários.
A notícia é divulgada pelo jornal Região de Águeda, depois, refere, de o presidente  Gil Nadais ter dito na Assembleia Municipal que a Câmara já tinha uma decisão sobre este assunto.
A decisão, ainda segundo o mesmo jornal, surge após as recentes declarações do presidente da Junta de Freguesia, Fernando Tavares que, ao mesmo jornal disse que a Junta de Freguesia vai avançar com as obras com os 7500 euros transferidos pela Câmara e “mais alguns trocos que a Junta economizou do seu orçamento e pára os trabalhos quando acabar o dinheiro”.
O curioso disto é que não é o jornal do chamado padrinho a dar esta notícia.  Estranho e  curioso, ou não fosse ela adepto da boa vizinhança. Fala no caso, mas de forma muito soft, sem aludir a devolução do dinheiro. Os amigos são para as ocasiões.